html site templates

Atividades Offline

Fechados em casa, com mente aberta

Exercícios em família

Exercício de reflexão nº1

As necessidades de cada um

Em família (incluindo crianças), falem à vez sobre as necessidades de cada um, durante este período de isolamento em casa. De seguida, conversem sobre como cada um poderá ajudar os outros, nestas necessidades pessoais. Tentem corresponder ao que for conversado, durante uma semana, após a qual se poderá fazer uma nova reflexão.

Exercício de reflexão nº2

Objetivos pessoais e oportunidades

Em família (incluindo crianças), falem sobre  um objetivo pessoal que queiram atingir até ao final do ano e de que forma os membros da família podem ajudar nesse esforço. Este exercício ajuda-nos a focar nas oportunidades positivas que temos pela frente, em vez de pensarmos no que não temos ou de nos limitarmos ao presente.

Exercício nº3

Surpreenda um familiar

Pense numa surpresa positiva que possa fazer, diariamente e secretamente (sem se deixar descobrir imediatamente), a outra pessoa da família – e sem esperar qualquer gesto de gratidão; simplesmente espere uma reação à sua iniciativa. Este é um passo prático para conseguir uma saúde mental positiva.

Exercício nº4

Demonstrações de apreço

Faça um cartão com texto e uma imagem desenhada à mão para um membro da família que não more consigo. Mostre a esse familiar que não pensa nele apenas no aniversário. Envie esse cartão, através do WhatsApp, como mensagem de texto ou por e-mail. Este gesto ajuda a promover a saúde mental positiva dos familiares que podem estar sozinhos e mais isolados nesta fase.

Exercício nº5

Partilha de memórias em família

Peçam aos vossos avós, tias, tios e pais para descreverem aquilo de que se lembrem acerca de como foi crescer quando tinham a mesma idade que os mais novos da família (sua família, seus amigos, suas rotinas favoritas e escola). Imaginar a vida noutros tempos ajuda a fortalecer a saúde mental de adultos e crianças .

Exercício nº6

Desenhar em família

Façam um desenho de todos os membros da família, incluindo animais de estimação, em que cada pessoa esteja a fazer algo de que gosta. Coloque esses retratos de família num local especial, pois isso ajuda a revelar a imagem mental de cada membro da família, acerca do papel positivo dos outros membros, na sua própria vida. Também se pode fazer o mesmo com outros grupos, tais como amigos da escola, professores, vizinhos e/ou outros membros da comunidade.

Exercício nº7

Diário / caderno de esboços

Peça às crianças e aos adultos que mantenham um diário gráfico, onde possam expressar suas emoções, através da escrita ou desenho.

Exercício nº8

Discussão sobre sentimentos em família:

Use a roda de sentimentos para discutir em família como é que cada um se está a sentir. Mantenham uma postura aberta e aceitem que os sentimentos mudam todos os dias. Este exercício pode ser feito diariamente ou semanalmente.

Exercício nº9

Exercício de relaxamento muscular:

A técnica de relaxamento muscular profundo consiste em dedicar 5 minutos a aplicar sequências de tensão e relaxamento a cada grupo muscular, da cabeça aos pés. É recomendável estar deitado numa cama ou no chão. Contraia cada grupo muscular (testa, olhos, ombros, braços, abdominais, etc.) por 5 segundos e, depois, relaxe-o antes de passar para o próximo grupo muscular. Uma música instrumental tranquila pode ampliar a experiência de relaxamento.

Exercício nº10

Recitais em casa

Recitem poesia, qasidas, ginans.

Exercício nº11

Espiritualidade

Guardem tempo para a vossa devoção espiritual e para as orações.

Estes exercícios baseiam-se nas orientações sobre bem-estar pessoal e apoio, durante a pandemia Covid-19 produzidas pela Fundação Aga Khan.

Morada

Avenida Lusíada, Nº1
1500-650 Lisboa, Portugal 

Contactos

Email: akfportugal@akdn.org
Phone: +351 217 229 000